A Fundação de Ensino de Contagem (Funec) comemorou, no dia 21/3, seus 52 anos de atuação. Criada em 1973, a instituição desempenha um papel fundamental na formação de jovens e adultos, garantindo educação pública de qualidade e oportunidades para milhares de estudantes.
Desde sua fundação, a Funec tem sido referência na oferta de ensino médio regular e educação técnica profissionalizante. Com dez unidades espalhadas pelas oito regionais administrativas da cidade, atende mais de 3.000 estudantes por ano, garantindo formação gratuita e de qualidade, totalmente custeada pelo município.
Além do ensino médio, a Funec oferece cursos técnicos em áreas estratégicas como química, farmácia, análises clínicas, enfermagem, informática e segurança do trabalho, contribuindo para a capacitação profissional e a inserção dos alunos no mercado de trabalho. A instituição também se destaca na produção científica e na realização de concursos públicos e cursos de qualificação profissional.
A prefeita Marília Campos ressaltou o compromisso da administração com a educação pública e o impacto positivo da Funec na cidade. "Representa um grande patrimônio de Contagem, pois tem um papel transformador na vida de milhares de jovens e adultos que passam por suas unidades. Ao longo dos anos, a fundação se consolida, cada vez mais, como uma instituição de referência, garantindo ensino de qualidade e capacitando seus alunos para os desafios do mercado de trabalho e da vida acadêmica".
"Seguiremos investindo para que a Funec continue crescendo, ampliando sua estrutura e modernizando seu ensino, garantindo que mais estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade. Nosso compromisso é fortalecer a base, valorizando seus profissionais e expandindo suas oportunidades, para que cada aluno possa sonhar mais alto e conquistar um futuro promissor", destacou a prefeita.
Para a vice-presidente da Funec, Telma Fernanda, a fundação tem um compromisso contínuo com a formação e qualificação profissional dos estudantes. “A Funec é uma instituição pública que oferta ensino médio e educação profissional técnica de nível médio e é parte integrante da educação e das políticas públicas do município voltadas para a formação e para a qualificação profissional de jovens e adultos”. “Por isso, a Fundação oferta, também, a formação continuada, além de apoiarmos a pesquisa e a extensão, ofertando bolsas de iniciação científica”, completou.
“Atualmente atendemos, em 10 unidades, cerca de 3.116 estudantes no ensino médio. Nosso maior desafio é garantir uma educação de qualidade que responda aos anseios da nossa juventude, preparando-a para a vida e para o trabalho”, ressaltou Telma.
Ao longo dos anos, a Funec formou gerações de estudantes que seguiram carreiras de sucesso. Um deles é Arthur Emanuel, 24, ex-aluno da unidade Centec. Ele destacou a importância da instituição em sua trajetória: “Entrei no Centec em 2016, onde fiz o ensino médio regular, sem ser o técnico, e me formei em 2018. Quando saí, estava com uma base muito boa para o vestibular e, no mercado de trabalho, sempre que mencionava que estudei na Funec, recebia muitos elogios e as empresas reconheciam e reconhecem a qualidade do ensino ofertado”.
“Foi uma das melhores escolas em que já estudei, tanto pela infraestrutura quanto pelo ensino. Todos os professores excelentes, com muitos compartilhando o dia lecionando, também, em faculdades ou cursos técnicos e pré-vestibulares”, destacou o ex-aluno.
Arthur Emanuel (de azul), 24, ex-aluno da unidade Centec, ressaltou que quando temrinou os estudos na Funec se sentiu preparado para o vestibular e o mercado de trabalho
Foto: arquivo pessoal/Arthur Emanuel